2ª Tiragem – Quem é Você Alasca?

18 Flares Twitter 1 Facebook 17 Google+ 0 Email -- Filament.io 18 Flares ×

quem-e-voce-alasca-livro-filme-john-green-620x289

Podcasters: Host do episódio: Valesi, Mateus Ferreira, Rubens Netto, do Boletim do Paddock e Will Mesquita, do Papaya Orange.

Escreva para nós: contato@edicaorapida.com.br 

Nossas Redes Sociais: Twitter Facebook Skoob YouTube

Troféu Prefácio: 

O nosso primeiro Troféu Prefácio vai para Carlos Eduardo Del Valle do Podcast F1 Brasil.

Quem-é-Você-Alasca-Frase

 

LIVRO DO DIA: QUEM É VOCÊ ALASCA?

de John Green

 

Por quê escolhemos este livro?

Ouçam!!!!

Qual a edição que cada um de nós tem e leu?

  • Valesi: Editora Intrínseca, 1ª edição de 2014 com 272 páginas, tradução de Edmundo Barreiros. Capa preta com fumaça, guia de leitura atualizado no final. Livro da filha mais velha;
  • Mateus: Editora Intrínseca, edição comemorativa de 10 anos com 307 páginas, contém “cenas” cortadas e “cenas” originais, que se modificaram entre o primeiro manuscrito e a edição final, arte de capa do Rodrigo Corral;
  • Rubens: Edição especial de despedida da Editora Martins Fontes, de 2013 com 230 páginas, edição para colecionador com uma sobrecapa de plástico opaco e a capa com um grande Talvez e um garoto subindo uma corda fugindo de vários não e sim;
  • Will: Editora WMF Martins Fontes LTDA de 2014, 1ª Edição, 10ª tiragem com 229 páginas. Capa preta, com a Margarida. Comprado especial para o programa.
  • Botter: Editora WMF Martins Fontes, lançado em 2013 229 páginas. O livro é o clássico de capa preta e com o desenho de uma margarida estampada na capa.

 alasca-margarida

 

QUAL A EXPECTATIVA ANTES DE LER O LIVRO?

 

Will: Já me considero íntimo do John Green, já li “A culpa é das estrelas”, “Teorema Katherine” e “Cidades de Papel”, então apesar do apelo do marketing de uma obra ‘infanto-juvenil’, já imaginava que as coisas não seriam tão simples. Já esperava personagens cativantes e complexos. Não me decepcionei com “Quem é você, Alasca?”

 

BREVE BIOGRAFIA DO AUTOR:

 john-green-banner

John Green, nasceu em Indianápolis, Indiana, EUA, no dia em 24 de agosto de 1977, mas cresceu em Orlando, Flórida. Ele estudou na Lake Highland Preparatory School e na Indian Springs School (local usado para cenário do livro “Quem é Você Alasca?”). No ano 2000, formou-se em Inglês e Estudos Religiosos, pela Kenyon College. John chegou a considerar a possibilidade de ser ministro episcopal.

Hoje é um romancista e vlogger norte-americano, autor de livros para adolescentes, entre eles, “A Culpa é das Estrelas”. Ao lado do irmão Hank, que tem um selo de música e um site voltado para temas ambientais e tecnológicos, o escritor mantém um canal no YouTube, o VlogBrothers, onde os irmãos apresentam temas contemporâneos.

Montagem_livros

Assim como seu personagem Miles Halter, John também tem fascínio por últimas palavras de e celebridades. John Green é uma estrela do segmento chamado de Young adult – a literatura para adolescentes e jovens, é autor dos livros “Quem é Você Alasca?” (2005), O “Teorema Katherine” (2006), “Deixe a Neve Cair” (2008), “Cidades de Papel” (2008), “Will e Will, Um Nome, Um Destino” (2010) e “A Culpa é das Estrelas” (2012), um sucesso de vendas nos Estados Unidos e também no Brasil. Curiosamente 10 de Janeiro é uma data interessante, pois além de ser a data de lançamento de “A Culpa é das Estrelas”, também é a data de um acontecimento chave no livro. A literatura de John Green é realista e firmemente ancorada nos dias de hoje.

Photo-20-05-13-10-54-23-PM-300x113 Photo-20-05-13-10-55-15-PMPhoto-20-05-13-10-57-15-PM

 Capas do livro “Quem é você Alasca?” em outros países, você consegue identificar de quais países são as capas?

 

TOMO UM – SEM SPOILERS

 

Looking for Alasca (Quem é você Alasca?)  é o  primeiro  livro  do  autor,  foi  publicado  em março  de  2005  por  Dutton  Juvenile. O livro foi vencedor do prêmio Michael L. Printz de 2006 da American Library Association.

Durante a semana de 29 de julho de 2012, esta obra ficou em 10º na lista de best­sellers do New York Times, 385 semanas depois de ser lançado.

Sinopse: Miles Halter, um adolescente que leva uma vida sem graça e sem muitas emoções na Flórida. Ele tem uma mania um tanto peculiar: memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história. E uma dessas personalidades: François Rabelais, um escritor do século XV, que disse no leito de morte que ia em “busca de uma Grande Talvez”.  Para não ter que esperar o próprio fim para encontrar a sua Grande Incógnita, Miles decide fazer as malas e partir.

Ele vai para um colégio interno (Escola Preparatória de Culver Creek, onde seu pai havia estudado) no ensolarado Alabama, onde conhece seu colega de quarto Chip Martin ou “Coronel”, o Takumi, amigo do Coronel e a inteligente, engraçada, louca e incrivelmente sexy, Alasca Young. Em Culver Creek, com bebidas, fumos e trotes, Miles, descobre um pouco da sua Grande Incógnita.

Alasca tem em seu livro preferido, O General Em Seu Labirinto, de Gabriel García Márquez, a pergunta para a qual busca incessantemente uma resposta: “Como vou sair desse labirinto?” Miles se apaixona por Alasca, mesmo sem entendê-la e sabendo que ela namora.

Estrutura do livro (a história se passa em um período de 272 dias);

Narrativa linear, focada nos diálogos, com descrições espartanas;

 

spoiler-alerta

 

TOMO DOIS -­ SPOILERS FREE 

Formação da “gangue” e histórias paralelas (Guerreiros de Segunda a Sexta, time de basquete da escola, professor de religião ­ Mr. Hyde ­, a romena Lara). Álcool, tabaco e sexo. Quase nada de música. Aprofundamento dos três personagens principais. A primeira parte do livro foi para que os personagens fossem desenvolvidos, para que na segunda parte o autor pudesse dar um ritmo na história e manter até o final.

looking_for_alaska_by_harpymarx-d56wmn0

Personagens:

“Gordo” – Miles Halter, o protagonista do romance, sentindo-se atraído por Alasca Young que não sente o mesmo por ele, assim ele é frequentemente comparado a Holden Caulfield, personagem do romance O Apanhador no Campo de Centeio de JD Salinger;

“Alasca” – Alasca Young, enigmática, selvagem, linda autodestrutiva, problemática e inteligente, porém tendo belos e grandes olhos verdes esmeralda, cabelos castanhos claros e com várias curvas pelo corpo, o que desperta a paixão em Miles Gordo Halter;

“Coronel” – Chip Martin, seu apelido por ser o mentor estratégico por trás dos esquemas que Alasca inventa, de uma família pobre, porém detém obsessão por lealdade e honra, com os seus 1,52 metros de altura mas “construído como Adonis”, ele é o melhor amigo de Alasca e companheiro de quarto de Gordo.

Takumi Hikohito, amigo do Coronel e de Alasca que frequentemente se sente por fora dos planos do grupo, manda bem no Rap e possuí um chapéu de Raposa bem legal, para ele é claro;

Lara Buterskaya, uma imigrante romena é amiga de Alasca e por um período namora Miles, com um sotaque carregado do leste europeu descobre na américa o que os imigrantes buscam;

Jake, namorado de Alasca sem mais;

“O Águia” – Sr. Starnes o reitor em Culver Creek, muito rigoroso quando se trata de fumar e consumir álcool no campus, sua participação também se resume a sofrer trotes de Miles, Chip, Alasca, Takumi e Lara;

“Dr. Hyde” – Dr. Hyde, professor de Religiões do Mundo em Culver Creek, descrito como antigo e com dificuldade para respirar, contudo não deixa esses problemas atrapalharem a sua paixão pelas aulas.

O que causou a morte da Alasca?

O que levou a Alasca a sair correndo do campus rumo a morte?

A história propriamente dita de Alasca, e (guardadas as devidas proporções) o “dilema Capitu”.

Letra da música Will the Circle be Unbroken, que seria cantada na segunda versão do funeral da Alasca:

Well, I told the undertaker

Bem, eu dise ao agente funerário

Undertaker, please drive slow

Pois o corpo que o senhor está levando

For the body you are hauling

Por favor, vá devagar

Lord, I hate to see her go

Oh, Senhor, odeio vê­la partir

And will the circle be unbroker

E o círculo vai continuar inteiro

By and by, Lord, by and by

Com o passar do tempo, Senhor, com o passar do tempo

Is there a better home­a­waitin’

Há uma casa melhor esperando

In the sky, Lord, in the sky

No céu, Senhor, no céu

EPÍLOGO

 Foi morte por acidente ou suicídio?

 

999705_509112512502584_679243139_n

Informações adicionais:

Música Stephanie Says  do Velvet  Underground,  que  fez  com  que  o  autor  decidisse  pelo nome Alasca para a personagem:

Títulos provisórios de Quem é você, Alasca?

  • Misremembering Alasca [Lembranças confusas de Alasca]
  • Misimagining Alasca [Imagens confusas de Alasca]
  • White Flowers and Warm Malt Liquor [Flores brancas e aguardente quente de malte]
  • Alasca [Alasca]
  • The Great Perhaps [O Grande Talvez]
  • Searching for Alasca [Em busca de Alasca]
  • Waiting for Alasca [À espera de Alasca]
  • Famous Last Words [Últimas palavras famosas]

Houve muitos outros. Quem é você, Alasca?  foi sugerido  pelo  amigo  do  autor, Keir Graff, que na época não tinha lido o livro.

 

Adaptação cinematográfica:

As adaptações cinematográficas foram adquiridas pela Paramount Pictures em 2005 desde quando o livro foi lançado, mas devido a uma falta de interesse, a produção foi adiada.twitter-john-green

Ainda sem estreia marcada, em Junho de 2014, o autor John Green confirmou como responsável pela direção e roteiro a canadense Sarah Polley, e produção de Mark Waters, diretor de Meninas Malvadas, e Jessica Tuchinsky, produtora de (500) Dias com Ela

Porém, em Junho de 2015, exatamente a um ano, o autor anunciou que a direção ficará responsável pela Rebecca Thomas que dirigiu o filme A Fita Azul.

john_green

Possíveis atores para Alasca, Coronel e Gordo:

Alasca: Nicola Peltz (Transformers: A Era da Extinção, Bates Motel)

Alasca: Courtney Eaton (Mad Max: Estrada da Fúria, Deuses do Egito)

Alasca: Anya Taylor-Joy (da série britânica Atlantis e do longa The Witch)

Alasca: Immy Waterhouse (irmã caçula de Suki Waterhouse)

alaskas
Courtney Eaton, Imogen Waterhouse, Anya Taylor-Joy e Nicola Peltz: Quem será você, Alasca?

 

Coronel: John D’Leo (Invencível, A Família)

Coronel: Logan Miller (Escoteiros vs. Zumbis)

Miles Halter, o Gordo/Bujão: Charlie Rowe (que perdeu o papel do novo Homem-Aranha para Tom Holland)

Miles Halter, o Gordo/Bujão: Mitchell Hope (do telefilme da Disney Descendentes)

CONTRACAPA

  • Outtakes
  • Músicas utilizadas no programa (Creative Commons – Jamendo):
    • The Dust Bowl – Diamond Eyes
    • Kinematic – Louder
    • Michael Ellis – Half a Million  (Tell me what it’s like)
    • Steady Hussle – Stick Around
    • Great White Buffalo – Off The Rails
    • Convey – Colorblind
  • Feed do Edição Rápida: http://feeds.feedburner.com/EdicaoRapida

margarida

Carlos Eduardo Valesi

Valesi é um leitor onívoro, daqueles que não perdoam sequer bula de remédio ou rótulo de desodorante. Exemplar pré-cambriano desta estirpe, adora cheiro de livro, nunca leu um e-book, vai a livrarias e já teve carteirinha da biblioteca pública. Pertence, portanto, a uma raça em extinção. Quando não está lendo é médico e um apaixonado por rock que mora em Curitiba.

11 comentários em “2ª Tiragem – Quem é Você Alasca?

  • 8 de outubro de 2015 em 11:23
    Permalink

    Quero lê este Livro…. Apesar de vcs não terem gostado, mas me parece uma ótima historia de como se encontrar no mundo o qual sempre se acreditou que as pessoas te julgava ou “apontava o dedo” pra vc… o filme deve ser fantástico…. acreditar que sua imaginação esta se tornando real…. penso como não seria a cena do acidente em câmera lenta e tudo que viveu ate aquele momento passando em sua frente como flash…
    detalhe eu não li este livro tudo…. quero ler, principalmente entender “o trote”… e pq alguém pularia na cama pra dar certo…

  • 8 de outubro de 2015 em 11:37
    Permalink

    ** detalhe eu não li este livro…. quero ler e principalmente entender “o trote”… e pq alguém pularia na cama pra dar certo…

    Alessandra Souza…

  • 8 de outubro de 2015 em 11:45
    Permalink

    **Alessandra Souza…. correção ultima frase ” não li, tudo o que quero e…..

  • 8 de outubro de 2015 em 11:56
    Permalink

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • 8 de outubro de 2015 em 20:00
    Permalink

    obaaaaaaaaaaaa…… grata quero ganhar tds………..

  • 13 de outubro de 2015 em 18:11
    Permalink

    Gente, eu tô tentando ouvir, baixei 2 vezes e das duas deu problema no arquivo. Ouvi metade e já foi o suficiente: está devidamente assinado. Só estou comentando antes de terminar o áudio porque tem que dizer: altíssima qualidade do post aqui no blog!

  • 17 de outubro de 2015 em 17:52
    Permalink

    Parabéns moçada , eu não conhecia o livro, mas fiquei triste quando vcs falaram que a Alasca havia morrido ….

  • 19 de outubro de 2015 em 09:55
    Permalink

    Obrigado Aline, espero que tenha dado certo o download do arquivo e que voc~e tenha apreciado o nosso programa! Cordialmente Rubens

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: