21ª Tiragem – On The Road (Pé Na Estrada), um livro de Jack Kerouak

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

EDIÇÃO RÁPIDA – 21ª Tiragem – On The Road (Pé na Estrada), um livro de Jack Kerouac

Podcasters:  Valesi o host do episódio, Mateus Ferreira e Will Mesquita do Papaya Orange.

Escreva para nós: contato@edicaorapida.com.br 

Nossas Redes Sociais: Twitter | Facebook | Skoob | YouTube

Esse podcast foi editado por Monkey Seat Podcast & Multimídia

Quais livros você amigo ouvinte/leitor indicaria aos podcasters? Quem sabe não usamos a sua dica nas próximas tiragens!

 LIVRO DO DIA: On The Road (Pé Na Estrada), de Jack Kerouac

Por quê escolhemos este livro?

Ouçam!!!

Qual livro que cada um de nós tem/leu?

 

Valesi, Mateus e Will:
ISBN-13: 9788525413208
ISBN-10: 8525413208
Ano: 2004 / Páginas: 380
Idioma: português
Editora: L&PM

.

.Qual a expectativa antes de ler o livro?

 

BREVE BIOGRAFIA DO AUTOR:

 

Jean-Louis Lebris de Kerouac (12 de Março de 1922 – 21 de Outubro de 1969), mais conhecido por Jack Kerouac, nasceu em Lowell, Massachusetts, filho de Léo-Alcide Kéroack e Gabrielle-Ange Lévesque, canadenses da cidade de St-Hubert-de-Rivière-du-Loup, na província de Quebec.

Conseguiu entrar na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, para onde se mudou com a família. Devido a um acidente que o impossibilitou de jogar por alguns meses, Kerouac começou a passar mais tempo frequentando a biblioteca da universidade, tendo assim seu primeiro contacto com autores que influenciaram muito da sua obra, entre os quais cita Louis-Ferdinand Céline e Jack London.

Não se ajustando à Marinha de guerra, acabou na Marinha mercante, onde ficou algum tempo. Quando não estava em viagem, Jack andava por Nova Iorque acompanhado pelos seus amigos “delinquentes” da Universidade de Columbia, entre eles Allen Ginsberg e William Burroughs, chamado de Bill pelos camaradas, além do seu maior companheiro de viagens, Neal Cassady.

Neil “Dean Moriarty” Cassady e Jack “Sal Paradise” Kerouac.

Na tentativa de escrever sobre as surpreendentes viagens que vinha fazendo com o amigo, Kerouac experimentou formas mais livres e espontâneas de escrever, contando as suas viagens exatamente como elas tinham acontecido, sem parar para pensar ou formular frases. O manuscrito resultante sofreria 7 anos de rejeição até ser publicado. Jack escrevia vários romances, que ia guardando em sua mochila, enquanto vagava de um lado a outro do país.

A relação do escritor com Neal foi determinante para despertar em Jack sua vontade reprimida de botar o pé na estrada e desfrutar de uma liberdade ainda não experimentada. Os dois viajaram por sete anos percorrendo a rota 66, que cruza os EUA na direção leste-oeste, com descidas freqüentes ao México. Saíram de Nova Iorque e cruzaram o país em direção a São Francisco. Nessa jornada baseou-se a obra On the Road, cujos protagonistas, Dean Moriarty e Sal Paradise, aludem a Cassady e ao próprio Kerouac.

Em 21 de outubro de 1969, Jack Kerouac morreu de hemorragia, consequência de uma cirrose, com 47 anos, num hospital em St. Petesburg, na Flórida. O amigo e agente literário Allen Ginsberg reverencia seu talento: “Eu não conheço outro escritor que teve influência tão produtiva quanto Kerouac, que abriu o coração como escritor para contar o máximo dos segredos da sua própria mente”. Foi sepultado no Edson Cemetery, Lowell, Massachusetts nos Estados Unidos.

 

A HISTÓRIA

 

Manuscrito original de On The Road

Sal Paradise é o narrador de On the road – pé na estrada. Ele vive com sua tia em New Jersey, Estados Unidos, enquanto tenta escrever um livro. Ele é inteligente, carismático e tem muitos amigos. Até que em Nova York ele conhece um charmoso e alucinante andarilho de Denver de personalidade magnética chamado Dean Moriarty. Dean é cinco anos mais novo que Sal, mas compartilha o seu amor por literatura e jazz, e a ânsia de correr o mundo. Tornam-se amigos e, juntos, atravessam os Estados Unidos, deparando-se com os mais variados tipos de pessoas, numa jornada que é tanto uma viagem pelo interior de um país quanto uma viagem de auto-conhecimento – de uma geração assim como dos personagens.

 

 

  • Contracapa:

  • Outtakes;
  • As sinopses usadas nestes post foram extraídas dos sites das respectivas livrarias dos quais os podcasters compraram os livros ou os indicaram para compra.

    Feed do Edição Rápida: feeds/

Carlos Eduardo Valesi

Valesi é um leitor onívoro, daqueles que não perdoam sequer bula de remédio ou rótulo de desodorante. Exemplar pré-cambriano desta estirpe, adora cheiro de livro, nunca leu um e-book, vai a livrarias e já teve carteirinha da biblioteca pública. Pertence, portanto, a uma raça em extinção.
Quando não está lendo é médico e um apaixonado por rock que mora em Curitiba.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: